segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Bolão do Nobel

Dia 15 será anunciado o resultado do Prêmio Nobel de Economia. Até lá, o mercado de apostas estará muito agitado. Para este ano, existem vários bons nomes cotados. Alguns, como Jean Tirole, íntimos de nós, outros, como o proeminente Dale Jorgenson, não tão próximos. Fiz minhas pesquisas e consultei alguns pais-de-santo baianos e uma lista quentíssima de um importante site chamando "Laureate Predictions for All Kinds of Heterodox Economists". Os economistas
mais cotados foram divididos em grupos de acordo com a chance de ganhar e/ou a área de pesquisa em comum. Tratei de distribuir também os ganhadores da Medalha Clark em grupos distintos. Para quem não quiser apostar às cegas, seguem abaixos alguns links que podem ajudar. O vencedor estará em qual grupo? Façam suas apostas nos comentários. A sorte está lançada!

GRUPOS:

  1. GRUPO 1: Robert Wilson (Stanford) and Paul Milgrom (Stanford) - Leilões; Chicago's Eugene Fama (Chicago) - Finanças
  2. GRUPO 2: Bhagwati (columbia), Avinash Dixit (Princeton) and Paul Krugman (Princeton) - Barreiras Comerciais e Comércio Internacional
  3. GRUPO 3: Oliver Hart (Harvard), Bengt Holmstrom (Harvard), Oliver Williamson (Berkeley) - Contratos
  4. GRUPO 4: Robert Barro (Harvard) - Crescimento Econômico; Tirole (Toulouse) - O.I.; Dale Jorgenson (Harvard) - Econometria Aplicada
  5. GRUPO 5: Elhanan Helpman (Harvard), Gene M. Grossman (Princeton) - Comércio Internacional e Crescimento Econômico

Ganhadores da Medalha John Bates Clark :
1971 - Dale W. Jorgenson
1987 - Sanford J. Grossman
1991 - Paul R. Krugman

Links úteis:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Bates_Clark_Medal
http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/
http://ideas.repec.org/coupe.html

7 comentários:

Vitor Farinha disse...

E a sorte está lançada!!!!!!
Quem será....eu, à princípio tenho um viés para apoiar o Baghwati.
Realmente o Krugman não se compara a ele....o cara fez há muito tempo quase tudo que gerou literatura em comércio internacional....
Temos também, correndo por fora, o nosso grande mestre que deu origem ao título deste notável blog...hehehehe

cronopios disse...

Uai, esqueceram do Levitt... o Zouain disse que no Freakonomics ele só falta dizer "Eu Steve Levitt, emissário direto de Adam Smith, fui, sou e serei o maior economista a já pisar o solo terreno.."

Anônimo disse...

Se eu tivesse que apostar um 1 dólar, apostaria em Hamilton (o da F1, claro). Mas, resolvi ficar com o grupo 4. Acho que o Jorgenson é o cara. Tem uma medalha clark de vantagem. Além disso, minha seleção ainda tem Barro e Tirole, dois figurões. Ganho fácil!

Escolhendo 3 quaisquer:
Milgron, Grossman e Jorgenson. Fica até fácil! Hehehe

Unknown disse...

Ah, esqueci de comentar, acho que estão devendo um Nobel ao Fama. Mas, acredito que vão por na conta do papa mesmo.

Vitor Farinha disse...

Caraca!
Nenhum do TRES (eu disse, TRES!) ganhadores foi sequer citado hein...acho q o nosso blog estaria mais perto de acertar o ganhador do nobel postando a lista de professores da unicamp hehehehehhehe
Mas oq vale e incitar a discussao!

cronopios disse...

Peraí, mas disseram que o coroa nonagenário ganhou por sua contribuição ao campo de desenho de mecanismos... acho que um atual professor nosso deveria reivindicar os louros suecos (louro no sentido de prêmio, por favor!)...

"qüé qüé qüé! dessa vez você não escapa, Bátima!"

Unknown disse...

Peço desculpa aos nossos 3.484 leitores por essa desastrosa previsão. Todos sabemos que trata-se de uma tremenda marmelada! Como argumentou nosso colega Randomwalk, por sua contribuição ao campo de desenho de mecaninsmos, o prêmio deveria ser concedido à famosa ave da família Spheniscidae, não voadora, comedora de peixes, característica do hemisfério Sul.

"qüé qüé qüé! dessa vez você não escapa, Bátima!" [2]