quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Compêndio cultural para o ócio do recesso

Pois bem senhoritas e senhores, para aumentar o conjunto de informações disponível a todos que ainda se encontram no Rio, abaixo temos um guia cultural para passar o tempo dos próximos dias. Não sei quanto a vocês, mas eu acho essa época do ano o MELHOR momento para aproveitar a cidade. O inverno já era e o verão escaldante ainda não começou... O céu fica limpo, azul e abundam opções de vida boêmia.

* MANGUEIRA - sábado 22-set : Continua o eletrizante processo de escolha do samba enredo para o Carnaval de 2007. Só restam SEIS sambas agora! Quem será eliminado? Quem seguirá adiante? Trata-se de uma oportunidade realmente única para visitar um patrimônio nacional numa época em que ainda não temos turistas demais.

* BIENAL - até domingo 23-set : Programão estilo "endurance". Diversos stands que vc não costuma ver em livrarias normais (se eu falar que a Editora do Senado é legal eu vou ser sacaneado, né?). Se vc está procurando uma boa desculpa para estourar o limite do cartão de crédito, então não pode perder!

* FESTIVAL DO RIO - quinta 20-ser a dom 04-out : Sabe aquele filme javanês sobre a vida dos esquimós pigmeus que vc achava que nunca ia passar aqui? Então... lá no festival deve ter uma mostra inteira só sobre esse tema. Mas o festival é tudo isso e muito mais, pois existem estréias antecipadas, debates e ainda podemos emendar no que seria uma inimaginável "BaladaBotafogo".

Sim srs. e srtas. vcs ouviram corretamente! Nestas semanas nos é possível passar a tarde, noite, madrugada inteiras no bairro (dito) de passagem da zona sul carioca. Há pelo menos três excelentes bares e uma boate na Voluntários:

* ODORICO : Bons preços, drinks de qualidade comprovada por uma amostra 100% aleatória (LimSup, Leticia, Famoso e ieu). Ah e também tem uma promoçãozinha legal... toda terça-feira você pode consumir 2 caipirinhas de quaisquer sabores pelo preço de 1... Acho que vale a pena enfatizar...TODA TERÇA ATÉ 00H CAIPIRINHA 2 POR 1!!!!!!!

* DRINKERIA MALDITA : A mais antiga desse Trio de Peso. Os donos são os magnatas do conglomerado Casa da Matriz (Odisséia, Pista3, Bar da Ladeira, etc.) Até que é bom, mas hoje em dia ela foi estritamente dominada pela...

* CINEMATHÈQUE JAM CLUB : Também faz parte desse grupo monopolista cultural. Tem 2 espaços, um é um agradável bar ao livre enquanto o outro é uma casa de shows com programação variada (Mart'nália, bossa, blues, soul, etc.)


Promoter não-remunerado do Botafogo Conventions and Visitors Bureau
-------------------------------------------------------------------

Por fim resta uma último adendo, mas essa tá mais para uma cereja no bolo dos apreciadores de samba. Na próxima segunda-feira 24-set haverá uma apresentação informal com a apresentação de músicas do segundo CD autoral do violonista Cláudio Jorge, Seu primeiro álbum Coisa de Chefe (2001) foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba. Não sei ainda o horário, mas o local será o Bar do Getúlio na Rua do Catete, 146. Segue a letra d'O Samba Melhor do Brasil:

Meu samba pede passagem
Meu samba pede o ingresso
Meu samba quer homenagem
Porque meu samba é sucesso
Eu estou falando de um jeito
Que só é possível por que aconteceu
Há muito tempo eu queria
E essa alegria a vida me deu

No carnaval da Quizomba
Foi quando eu te conheci
Você vestindo Palmares
Tão linda para Zumbi
Hoje eu me sinto contente
E já garanti a minha vaga no céu
Fui convidado prá
Escola de samba de Vila Isabel

Quando o samba esquentou, toquei
E a bateria tocou, vibrei
Senti naquele momento
Você estava ali prá ensinar
Amor, liberdade, amizade
E prá sempre sambar

Quando a Vila passou, dancei
Quando a Vila dançou, chorei
Deixo de lado a modéstia
E canto com a minha viola
O samba melhor do Brasil
Sai daqui dessa escola

Um comentário:

Wiki disse...

Não vai dar pra eu ir para o festival de cinema do Rio pois terei que assistir ao filme pirata que acabei de comprar na Cinelândia: "Tropa de Elite"...hohohoho...Viva Hu-Jim-Won!!!